Campo Maior Vila Solidária da Europa

Projectos

Projeto inovador sustentável que implementa um compromisso comunitário que quer incentivar a solidariedade social local, de forma a poder transferi-lo a outros contextos de Portugal e do resto da Europa, e que faça frente aos novos desafios da atual situação socioeconómica.

De forma a fazer face a estas necessidades, foram definidos os três eixos de intervenção social do Campo Maior – Vila Solidária da Europa: Abandono e Insucesso Escolar; Emprego, Empreendedorismo e Desenvolvimento Comunitário; e Integração Social da Comunidade Cigana.

“Assim, o CMVSE tem como metas o emprego, o empreendedorismo e o desenvolvimento comunitário. Como tal, vai implementar um conjunto de medidas dirigidas à população jovem à procura do primeiro emprego e a desempregados de longa duração, mas abertas a toda a população”, continua a coordenadora.

A estratégia das ações de Emprego, Empreendedorismo e Desenvolvimento Comunitário passa por desenvolver o empreendedorismo social como ferramenta de criação de novos postos de trabalho. Tal será possível através da Raia Mayor, a cooperativa de Solidariedade Social, que trabalha para o desenvolvimento sustentável da sua comunidade e tem como objetivo a cooperação, e entreajuda, dos seus membros, ao satisfazer necessidades sociais e ao promover a integração das pessoas em mercado de trabalho; o “coworking”, que funciona como uma incubadora de empresas; o modelo empresarial de responsabilidade social cooperativa, onde as grandes empresas compram serviços/produtos a pequenas empresas; os estágios profissionais com uma visão empreendedora; e o Movimento de Voluntariado Jovem como estratégia de Inserção Laboral.

E com a missão de promover o sucesso escolar, está implementada nas escolas de Campo Maior a metodologia EPIS (Empresários para a Inclusão Social), assim como a metodologia empreendedora do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), que é uma referência de sucesso validada pela União Europeia como uma boa prática para todos os professores e educadores dos países membros.

a carregar...
a carregar...