Ambiente

Ambiente

Sistema de gestão integrado

Como sinónimo das preocupações ambientais, a Novadelta, LDA. tem superado desde 2007, os standards exigidos pela Certificação Ambiental segundo a norma NP EN ISO 14001:2004, que constitui um referencial internacional para implementação de um Sistema de Gestão.
A implementação de um SGA é uma ferramenta de apoio à gestão muito importante, que prevê, na generalidade, a implementação de práticas, procedimentos, registos, meios de controlo e de verificação, medidas preventivas e corretivas, de forma a melhorar progressivamente o desempenho ambiental das empresas. Abrange a gestão de matérias-primas, energia, água, emissões atmosféricas, resíduos, ruído, impacte visual e efluentes residuais, mantendo o equilíbrio entre as exigências económicas e o desenvolvimento ambiental e social.

A sua monitorização permite que, ano após ano, se estabeleçam objetivos de desempenho e se implementem medidas de melhoria. A concretização e compromisso de melhoria contínua do SGA são assegurados em ciclos anuais de planeamento, implementação, verificação e revisão da estratégia.

Em 2009 a Novadelta iniciou o processo de certificação do seu SGA de acordo com os requisitos do Regulamento EMAS (Environmental Management Audit Scheme). O EMAS é o Sistema Comunitário de Eco - Gestão e Auditoria, promovido pela Comissão Europeia, aplicável a todas as organizações interessadas em mitigar e diminuir o seu impacto ambiental.

A Declaração Ambiental é validada anualmente por um verificador e organismo independente, acreditado para o efeito, sendo posteriormente aprovada pelo organismo público responsável pelo EMAS em Portugal.

Declarações ambientais
a carregar...
a carregar...