Inovação
ReThink
O prazer de tomar um café não tem porque gerar resíduos. Por esta razão, a Delta Cafés desenvolveu o projecto ReThink, que estuda e repensa as utilizações a dar às borras de café, fechando o ciclo deste produto com o menor impacto possível ao nível da sustentabilidade.
A Delta Cafés, como marca responsável, tem presente o seu dever de contribuir para que os princípios ligados à sustentabilidade do planeta sejam, cada vez mais, um critério de selecção para os consumidores. O próprio consumidor deve ser o motor impulsionador de uma mudança de comportamentos, e por essa razão a Delta desenvolveu um sistema de recolha e valorização dos principais resíduos provocados pela sua actividade industrial e comercial. O projecto ReThink é um projecto criado pela Delta Cafés, no âmbito das iniciativas do Planeta Delta, e que pretende fechar o ciclo de café. É um projecto de investigação e valorização dos resíduos produzidos pela actividade da empresa e pelo consumo de café – ou seja, a borra de café. Este é um projecto único em Portugal por ser integrador, dado que analisa e potencia todo o circuito do café, incluindo o consumidor e o resíduo por ele gerado, e que é fonte de enorme valorização.
O projecto ReThink visa:
- Avaliar o sistema logístico, de forma a criar uma logística de recolha massiva de cápsulas e borra de café;
- Recolher cápsulas e borra de café usadas;
- Reciclar o plástico das cápsulas;
- Investigar os componentes da borra, e perceber o que é possível extrair deste resíduo para a criação de novos produtos, nomeadamente em áreas como nutrição, cosmética, biomassa e bioenergia;
- Estudar as máquinas de café e perceber de que forma podem ser mais eficientes.
O projecto foi financiado pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) em 2M€, permitindo que se estabelecesse parcerias com a Universidade Nova de Lisboa, nomeadamente a Faculdade de Ciências e Tecnologia, o IBET (Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica) e a UNIDEMI (Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Industrial); e por fim a Diverge Design, que já era nossa parceira noutros projectos. Estas parcerias permitiram criar novos projectos de investigação dos nossos sistemas logísticos e de estudo das componentes da borra de café, algo que nunca foi feito a nível europeu.
Para mais informações, consulte o site do projecto em www.planetadelta.pt.
PROJETO RETHINK
Este projecto, desenvolvido, entre 2009 e 2011 com o apoio do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento (SI I&DT) do Programa COMPETE do QREN, contou com a colaboração de investigadores do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) da Universidade Nova de Lisboa; da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica e Industrial da Universidade Nova de Lisboa (UNIDEMI); da Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria e das empresas SINMETRO, TPS e Ecochoice.
O projecto Rethink teve por objetivo a investigação industrial no âmbito da valorização dos resíduos sólidos provenientes da atividade industrial da Delta, com especial ênfase nos resíduos associados aos produtos Delta Q (www.q-delta.net) e Delta Office (café em cápsulas individuais de plástico para as empresas), seguida da redução, reutilização e reciclagem dos mesmos. Os resíduos sólidos âmbito do projeto foram essencialmente: a Borra de café e cápsulas de plástico.
O projecto permitiu:
- Sensibilizar e informar os consumidores sobre o impacto ambiental do consumo de café em cápsulas e dos benefícios da borra de café como um resíduo de elevado valor acrescentado quando valorizado.
- Apresentar uma solução integrada de armazenagem em casa ou no ponto de venda, de recolha, de transporte e de reciclagem das cápsulas de café.
- Avaliar várias hipóteses de valorização da borra de café para a obtenção de produtos de elevado valor acrescentado ou como fonte de energia.
- Traçar um novo conceito de consumo de café em casa (sistema máquina, cápsulas, capsulão e capsulinho) com um enfoque na sustentabilidade.
- Criar uma cultura de I&DT+I através da implementação de um sistema formal de gestão da I&DT+I no Grupo Nabeiro, de modo a potenciar o acesso ao conhecimento e garantir a sua endogeneização no capital humano do grupo, bem como criar metodologias para potenciar novos projetos de I&DT, gerir a ligação às entidades do SCT e outros players.
PROJETO Q INNOVATION
Este projecto, desenvolvido, entre 2011 e 2013 com o apoio do Sistema de Incentivos à Inovação (SI Inovação – Inovação Produtiva) do Programa COMPETE do QREN, teve por objetivo aumentar a competitividade da Novadelta e a sua intensidade de exportações através do incremento da sua capacidade produtiva, da eficiência e eficácia da fábrica, das equipas e dos sistemas de informação, monitorização, controlo e gestão do conhecimento e desenvolveu-se em 3 eixos estratégicos:
- Eixo 1 - Produtividade: modernização e aumento da capacidade produtiva para incremento da quota nacional e penetração em novos mercados.
- Eixo 2 – Inovação de processo, produto e controlo da qualidade.
- Eixo 3 – Reengenharia da fábrica e gestão da informação e do conhecimento.
PROJETO COFFEEART
Com este projecto, em execução no período 2012-2014, apoiado pelo Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento (SI I&DT) do Programa COMPETE do QREN, a Novadelta pretende criar um novo mercado no consumo de café através do desenvolvimento de um novo conceito suportado por uma investigação fundamental aplicada, design e criação artística.
Neste projecto, a Novadelta conta com a colaboração da Universidade de Aveiro e das empresas SINMETRO, AMINT, Psicossoma e AEXAE.
O projeto está a desenvolver-se em 3 eixos estratégicos que, pelos seus objetivos específicos, se reforçam e complementam, nomeadamente:
- Eixo 1: “Consumer behavior” – investigação do perfil emocional e comportamental do consumidor de café.
- Eixo 2: Investigação fundamental sobre a características de valor acrescentado do ciclo do café.
- Eixo 3: Criação artística do novo conceito de café.
